Perfil Pibid/Letras 2012 São Camilo ES



“O luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.” Assim como Rubem, o Braga, produz sua crônica “O pavão”, deliciando-se e deliciando-nos com a simplicidade que lhe é característica, estamos na capital secreta do sul do Espírito Santo com um instigante desafio: o aprimoramento linguístico dos alunos de nossas escolas parceiras nas ações do Pibid/CAPES Letras 2012. É no processo de letramento significativo nessa ação pedagógica que vislumbramos nosso maior luxo: a leitura e a escritura, grandiosas e plurissignificativas, porém com toques de esmera simplicidade, trabalhadas em contextos múltiplos. Assim, com os cachoeirismos de sempre, marca de todos os conterrâneos de Rubem Braga, façamos do Pibid uma forma de operar o milagre do verbo na vida de nossos alunos assistidos. Certamente, dessa forma, todos eles, gozando de maior proficiência linguística, da forma mais natural possível, podem afirmar, assim como Braga, “modéstia à parte, sou de Cachoeiro de Itapemirim”. Com este fim, alçamos voo todos os dias rumo a nossas escolas, às nossas salas de aula, aos alunos assistidos e à constitutividade de nossos sujeitos também matizados. Esse é o Pibid/Letras da São Camilo ES. Estes somos nós!

Coordenadora da área de Letras/Português do Pibid 2012 São Camilo ES



segunda-feira, 22 de abril de 2013

PROSA CULTURAL: FÉ E POESIA – Bolsistas de Letras na Via-Sacra Poética




“A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel. Recusa acomodar-se, mobilizar-se, organizar-se para mudar o mundo.”
Paulo Freire

 A partir do lema da Campanha da Fraternidade 2013, “Eis-me aqui! Envia-me, Senhor!” os cursos de Letras/Português e Letras/Inglês realizaram no dia 27 de março de 2013, a 8ª edição da Via-Sacra poética do Centro Universitário São Camilo Espírito Santo. Nesta atividade de cunho literário-espiritual, textos literários, jornalísticos e músicas se mesclaram para que houvesse uma sensibilização e reflexão do público sobre o papel que cada um de nós tem na transformação social. A Via-Sacra Poética busca resgatar essa conscientização e esperança por meio da arte.
 Acadêmicos e professores vestiram-se de preto com uma cruz colorida no peito, encantaram e emocionaram o público com belas textos e músicas tocantes.  
 O evento foi dividido em três momentos. O primeiro visava descobrir o “quem sou eu” (Eis-me aqui!) representado pela música “Caçador de Mim”, de Milton Nascimento, e o poema “Identidade”, de Mia Couto.
 No segundo momento, os textos informativos, poéticos e músicas variadas enfatizaram quem são esses outros a quem precisamos ser enviados. A apresentação mostrou a realidade daqueles que necessitam de ajuda, os famintos, os desempregados, os discriminados, despertando no público a e consciência de que nada disso é natural e que devemos nos unir para mudar tal realidade assustadora.
 O terceiro momento emocionou o público externo e os acadêmicos com as canções “93 Million Miles”, de Jason Mars, e “Sementes do Amanhã”, de Gonzaguinha; momento para refletir em tudo que foi falado e visto na noite e acreditar que é possível fazer a diferença ajudando a quem precisa. Espetáculo emocionante e conscientizador, sem dúvidas.
Os acadêmicos bolsistas do PIBID/CAPES da área de Letras - Língua Portuguesa tiveram o privilégio de estar em contato com toda a magia da noite e apresentarem-se participando dessa atividade acadêmica. Noite de reflexão que nos levou à consciência de que nós, professores em formação, não podemos nos esquecer de que lidamos com o outro, que lidamos com pessoas em desenvolvimento, que precisam de um professor mediador de conhecimentos.
 A poesia da Via Sacra Poética vem nos alertar de que a cada dia é necessário que busquemos redimensionar nossas práticas, tendo em mente que juntos podemos fazer a diferença e, por menor que seja, nosso esforço não terá sido em vão, pois acreditar no outro e ajudá-lo a crescer é o passo principal para tornar os alunos sujeitos agentes reflexivos de suas vidas. Sensibilizar é a função da poesia. É através dela que podemos fazer reflexões profundas e significativas profissional e pessoalmente. As sábias palavras de Paulo Freire estão fixadas em minha mente - “ Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.”- e assim busco inovar e refletir sobre todas as minhas ações.

 “Da Via Sacra, entendo bem as lanhuras do caminho e o quanto a arte pode ajudar a curá-las. Às vezes, sozinho com suas perguntas, o homem encontra Deus e o desassossego vira arte. Hoje foi assim. Girassóis feitos de letras e paixão, com literatura e música, vocês foram pontos de luz na noite de cada um de nós - professores e colegas. Vocês fizeram a travessia epifânica - do comum para o encantado. Aleluias. Obrigada.”  Comenta a queridíssima Beatriz Fraga, professora de Literatura do curso de Letras/Português, referindo-se aos alunos do curso e ao fazer literário que se instaurou a partir do trabalho apresentado.
             
Gisele Rodrigues – aluna bolsista Pibid/Capes – 4º Período de Letras/Língua Portuguesa


Acadêmicos e bolsistas de Letras no momento da apresentação

Acadêmico/bolsista Tiágo no momento da apresentação

Acadêmicos e bolsistas de Letras no momento da apresentação

Acadêmicos e bolsistas de Letras no momento da apresentação

Equipe Pibid/Letras Sao Camilo escrevendo mais uma história na Via-Sacra Poética





Um comentário:

  1. Além de toda fruição do momento, saber apreender os ensinamentos poéticos é imprescindível. E nós, pibidianos, muito graças a consultoria e coordenação de nossa querida professora Ana Rita L. Coelho, estamos aperfeiçoando-nos para transposição didática de toda teoria apreendida à sala de aula. Salve PIBID.

    Abração,
    Rodrigo Davel

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