Perfil Pibid/Letras 2012 São Camilo ES



“O luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.” Assim como Rubem, o Braga, produz sua crônica “O pavão”, deliciando-se e deliciando-nos com a simplicidade que lhe é característica, estamos na capital secreta do sul do Espírito Santo com um instigante desafio: o aprimoramento linguístico dos alunos de nossas escolas parceiras nas ações do Pibid/CAPES Letras 2012. É no processo de letramento significativo nessa ação pedagógica que vislumbramos nosso maior luxo: a leitura e a escritura, grandiosas e plurissignificativas, porém com toques de esmera simplicidade, trabalhadas em contextos múltiplos. Assim, com os cachoeirismos de sempre, marca de todos os conterrâneos de Rubem Braga, façamos do Pibid uma forma de operar o milagre do verbo na vida de nossos alunos assistidos. Certamente, dessa forma, todos eles, gozando de maior proficiência linguística, da forma mais natural possível, podem afirmar, assim como Braga, “modéstia à parte, sou de Cachoeiro de Itapemirim”. Com este fim, alçamos voo todos os dias rumo a nossas escolas, às nossas salas de aula, aos alunos assistidos e à constitutividade de nossos sujeitos também matizados. Esse é o Pibid/Letras da São Camilo ES. Estes somos nós!

Coordenadora da área de Letras/Português do Pibid 2012 São Camilo ES



segunda-feira, 1 de abril de 2013

PROSA CULTURAL: EM POEMA E CANÇÃO......


Enquanto as águas de março fechavam o verão,
a turma de Letras apresentava Vínicius de Moraes em verso e canção,
trazendo promessas de vida a todo coração...

Assim, nesse espírito literário, no dia 14 de março, Dia da Poesia, o auditório Ângelo Brusco do Centro Universitário São Camilo Espírito Santo cedeu seu espaço reservado para momentos “sérios” e solenes e transformou-se em um bar literário, enchendo-se de pessoas embriagadas de amor pela literatura. Com o tema “São demais os perigos desta vida para quem tem paixão principalmente... 100 anos de Vinicius de Moraes”, o evento sagrou-se como um momento de pura fruição estética.
Para nós, alunos contemplados pelo PIBID 2012, o evento edificou-nos e, também, mostrou que em nossa carreira profissional para conquistar os alunos e fazer um bom trabalho como professor, é preciso salvificar nossas aulas com momentos literários. Devemos ser agramáticos e personificar nossa língua materna, pois de tantas cobranças e regras em sala de aula, os alunos passam a se desinteressar pelo conteúdo e, consequentemente, não aprendem a ler, a escrever e a se tornar mais humano.
Em cada canção, em cada poema ficou explicitado que cabe a nós, novos professores, realizar novos feitos em sala de aula, transformando o desinteresse em poesia, ou seja, vivificar o conhecimento e a prática de ensinagem da língua com o maior aperitivo: a poesia. A poesia da vida!!


ÉVERTON ABREU NEVES, acadêmico bolsita Pibid do curso de Letras/Português do Centro Universitário São Camilo Espírito Santo em momento de prosa cultural-acadêmica com foco no profissional de Letras.


Um comentário:

  1. O texto de nosso colega Everton traz perfeitamente a contentação do momento - toda a fruição. E nós, pibidianos, vamos além... Pensamos, maquinamos, planejamos repetir a ação em nossos momentos com jovens que são diariamente privados do valor transformador e gostoso da literatura, em sua inúmeras vertentes.

    Abração, meus colegas, e 'avant-guarde'!

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir