Perfil Pibid/Letras 2012 São Camilo ES



“O luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.” Assim como Rubem, o Braga, produz sua crônica “O pavão”, deliciando-se e deliciando-nos com a simplicidade que lhe é característica, estamos na capital secreta do sul do Espírito Santo com um instigante desafio: o aprimoramento linguístico dos alunos de nossas escolas parceiras nas ações do Pibid/CAPES Letras 2012. É no processo de letramento significativo nessa ação pedagógica que vislumbramos nosso maior luxo: a leitura e a escritura, grandiosas e plurissignificativas, porém com toques de esmera simplicidade, trabalhadas em contextos múltiplos. Assim, com os cachoeirismos de sempre, marca de todos os conterrâneos de Rubem Braga, façamos do Pibid uma forma de operar o milagre do verbo na vida de nossos alunos assistidos. Certamente, dessa forma, todos eles, gozando de maior proficiência linguística, da forma mais natural possível, podem afirmar, assim como Braga, “modéstia à parte, sou de Cachoeiro de Itapemirim”. Com este fim, alçamos voo todos os dias rumo a nossas escolas, às nossas salas de aula, aos alunos assistidos e à constitutividade de nossos sujeitos também matizados. Esse é o Pibid/Letras da São Camilo ES. Estes somos nós!

Coordenadora da área de Letras/Português do Pibid 2012 São Camilo ES



terça-feira, 12 de março de 2013

Apresentação


O projeto de intervenção PIBID - CAPES na área de Língua Portuguesa, visa ao estudo aprofundado de casos específicos do déficit de aprendizado das crianças do ensino fundamental e médio. As crianças selecionadas no segundo semestre de 2012 serão as mesmas acompanhadas no primeiro semestre de 2013. Tendo em consideração que o aluno leitor é essencial não somente para sua formação educacional, mas também para sua leitura de mundo, o PIBID através da CAPES investe nas áreas de produção textual e leitura. Adjacentes a essas áreas são:
Ø  A compreensão do sentido simbólico (conotativo) do texto
Ø   A localização de informação e a identificação de gênero
Ø  Relacionar textos (intertextualidade) e identificar marcas linguísticas
Ø  Produção de texto como marca estilística cultural
 O essencial nesse crescimento é o processo inicial humanização que precisa ser trabalhado para que os discentes desta escola recuperem sua capacidade de produção e leitura lúdica e simbólica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário