Perfil Pibid/Letras 2012 São Camilo ES



“O luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.” Assim como Rubem, o Braga, produz sua crônica “O pavão”, deliciando-se e deliciando-nos com a simplicidade que lhe é característica, estamos na capital secreta do sul do Espírito Santo com um instigante desafio: o aprimoramento linguístico dos alunos de nossas escolas parceiras nas ações do Pibid/CAPES Letras 2012. É no processo de letramento significativo nessa ação pedagógica que vislumbramos nosso maior luxo: a leitura e a escritura, grandiosas e plurissignificativas, porém com toques de esmera simplicidade, trabalhadas em contextos múltiplos. Assim, com os cachoeirismos de sempre, marca de todos os conterrâneos de Rubem Braga, façamos do Pibid uma forma de operar o milagre do verbo na vida de nossos alunos assistidos. Certamente, dessa forma, todos eles, gozando de maior proficiência linguística, da forma mais natural possível, podem afirmar, assim como Braga, “modéstia à parte, sou de Cachoeiro de Itapemirim”. Com este fim, alçamos voo todos os dias rumo a nossas escolas, às nossas salas de aula, aos alunos assistidos e à constitutividade de nossos sujeitos também matizados. Esse é o Pibid/Letras da São Camilo ES. Estes somos nós!

Coordenadora da área de Letras/Português do Pibid 2012 São Camilo ES



sexta-feira, 15 de março de 2013

O livro didático



Toda ferramenta utilizada para o bom desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem do aluno é de total importância. O livro didático deve ser acrescido nesse caminho para o conhecimento de forma pragmática.
 A utilização do livro em sala deve ser conduzida com inovação pelo professor, ao contrário do que se vê hoje, o livro deve ser um suporte nos resultados culminantes das pesquisas feitas pelos alunos. Ou seja, o aluno tem que criar o conceito através dos estudos e diálogos em sala para, só depois, confirmar ou negar suas suposições sobre o assunto pesquisado através do livro didático.
 Além de uma boa análise prévia do livro a ser usado, o professor deve ter em mente que o livro deve ser um dos meios de conhecimento e não a única ferramenta possível de ser utilizada.
Cabe ao docente a melhor forma de uso do livro didático em sala de aula e não tê-lo como única fonte de informações. O resultado será surpreendente e os alunos irão aprovar as novidades.
Simone Pereira, aluna bolsista da área de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário