"Entender sobre a leitura - e entender o que é ensiná-la - é falar sobre ela, ser um leitor que sente prazer nessa prática, mediar textos e leitores." - sábias palavras de Angela Thereza Lopes e Rosa Helena Mendonça em "Leitura: uma proposta interdisciplinar".
Ler por obrigatoriedade é, totalmente, ler sem prazer, sem motivação alguma, é apenas ler por ler, realizando um trabalho que não atinge a proposta pedagógica de todas escolas que dizem formar cidadão capaz de responder com eficiência e de modo crítico e criativo às exigências da sociedade em todos os espaços de sua vida; que afirma formar cidadão autônomo e ativo no meio em que vive.
Visando a quebra da troca de poderes, uma vez que, ao buscar a libertação do que é imposto pela sociedade, alguns professores exigem que o aluno se submeta ao que é imposto por eles, "autoridade máxima" em sala de aula, foi realizado, no Polivalente do Aquidabã - Cachoeiro de Itapemirim-ES, leituras livres (mas não quaisquer leituras) de textos diversificados (contos, fotos e músicas), atendendo ao gosto dos alunos beneficiados com o projeto PIBID.
O principal objetivo foi conduzir uma leitura espontânea desses alunos. Proporcionar um espaço onde eles pudessem se sentir a vontade para falar o que realmente pensavam sem mensuras, mas recebendo as intervenções necessárias com a valorização das múltiplas leituras que são possíveis realizar em meio a tanta diversidade.
Diversidade que identifica ao mesmo tempo que confude o indivíduo, e é preciso que o aluno compreenda a sociedade diversificada em que vive, mas, para isso, é preciso que, antes de tudo, o aluno compreenda a si mesmo, organize seus pensamentos, suas ideias diante de um assunto proposto e argumente, apresente, troque pressupostos uns com os outros e, então, se encontre nesta sociedade e se posicione frente à ela.
"(...) entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social." - Rodrigo Ratier - e imagine como seria participar plenamente de uma sociedade sem prazer. Precisamos ressignificar a leitura e escrita, em sala de aula!
Marciele B. de Oliveira, aluna bolsista da área de Língua Portuguesa - 6º período.
 |
Alunos bolsistas em momento de planejamento das atividades |
 |
Oficinas Textuais |
 |
Oficinas Textuais |
 |
Oficinas Textuais |
 |
Oficinas Textuais |
 |
Oficinas Textuais |
 |
Oficinas Textuais |
 |
Oficinas Textuais |
 |
Oficinas Textuais |
 |
Oficinas Textuais |
Nenhum comentário:
Postar um comentário