Perfil Pibid/Letras 2012 São Camilo ES



“O luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.” Assim como Rubem, o Braga, produz sua crônica “O pavão”, deliciando-se e deliciando-nos com a simplicidade que lhe é característica, estamos na capital secreta do sul do Espírito Santo com um instigante desafio: o aprimoramento linguístico dos alunos de nossas escolas parceiras nas ações do Pibid/CAPES Letras 2012. É no processo de letramento significativo nessa ação pedagógica que vislumbramos nosso maior luxo: a leitura e a escritura, grandiosas e plurissignificativas, porém com toques de esmera simplicidade, trabalhadas em contextos múltiplos. Assim, com os cachoeirismos de sempre, marca de todos os conterrâneos de Rubem Braga, façamos do Pibid uma forma de operar o milagre do verbo na vida de nossos alunos assistidos. Certamente, dessa forma, todos eles, gozando de maior proficiência linguística, da forma mais natural possível, podem afirmar, assim como Braga, “modéstia à parte, sou de Cachoeiro de Itapemirim”. Com este fim, alçamos voo todos os dias rumo a nossas escolas, às nossas salas de aula, aos alunos assistidos e à constitutividade de nossos sujeitos também matizados. Esse é o Pibid/Letras da São Camilo ES. Estes somos nós!

Coordenadora da área de Letras/Português do Pibid 2012 São Camilo ES



sábado, 23 de março de 2013

Encantamento pelas letras...

 Nos estudos teóricos educacionais dos últimos vinte anos, muito discute-se sobre a influência da internet e o mundo moderno sobre nossos alunos. O que tenho observado é que existe um encantamento lúdico na séries primárias, mas algo se perde em meio ao caminho da adolescência e juventude. Manoel de Barros diz que as crianças erram na gramática, mas não erram na poesia. Ele vai além, diz que toda criança é genuinamente poeta:


"No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá
onde a criança diz: Eu escuto a cor dos
passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não
funciona para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um
verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta, que é a voz
de fazer nascimentos -
O verbo tem que pegar delírio."


Conhecer o agente causador desse afastamento do sujeito da literatura é a função de todo o professor, para que se faça um trabalho de resgaste. A língua e a literatura não são apenas subdivisões de matérias escolares, mas também disciplinas que estratificam da sociedade seu carácter individual e coletivo. Como viver sem o encantamento das artes? Sem o uso comunicação com proficiência?  Lê-se o destino nos ônibus e já o consideram alfabetizado? Não. Em verdade há muito o que ser feito por uma educação de qualidade, e entender as verdadeiras causas do déficit de aprendizado é o primeiro e grande passo em direção à mudança.




Maria Gabriela Verediano, aluna bolsista da área de Língua Portuguesa.

Um comentário:

  1. Maria, valoriza-se muito as regras,o concreto; esquecem que o que move o homem é sua imaginação, aquilo do que é capaz de imaginar.
    Obrigado pelos textos!

    Rodrigo Davel

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